Resumo dos orixás cultuados na Umbanda é só clicar sobre o nome do orixá para ver as informações

Oxala / Oyá / Oxum / Oxumaré / Oxóssi / Obá / Xangô / Egunitá / Ogum / Yansã / Obaluayê / Nanã / Yemanjá / Omulu

Egunitá

Egunitá é, em si, esse fogo cósmico que está em tudo o que existe, mas diluído. Para ela atuar em nossa vida, não depende de nós, mas tão-somente que nos tornemos "irracionais", aprisionados e desequilibrados. Então temos, na Umbanda, Egunitá, Orixá cósmica consumidora dos vícios e dos desequilíbrios; purificadora dos meios ambientes religiosos (templos), das casas (moradas) e do íntimo dos seres (sentimentos). Nos rituais, ela é evocada para purificar os seres viciados, as magias negras, as injustiças, etc. Egunitá é muito mais conhecida como uma das qualidades de Iansã do que como uma divindade do Fogo Cósmico, porque as lendas a definiram como uma Iansã.Nossa mãe Egunitá é fogo puro e suas irradiações cósmicas absorvem o ar, pois seu magnetismo é negativo e atrai este elemento, com o qual se energiza e se irradia até onde houver ar para lhe dar esta sustentação energética e elemental.
Egunitá é Orixá ígnea, de magnetismo negativo, seu fogo é cósmico e consumidor, enquanto o de Xangô é universal e abrasador. 

 

Trono Feminino da Justiça - Egunitá é o orixá cósmico aplicador da justiça divina na vida dos seres racionalmente desequilibrados.

Egunitá - Divindade de Umbanda, é o Trono Feminino da Justiça, absorve o desequilíbrio na Lei de forma ativa, reconduzindo o ser ao equilíbrio; cósmica, pune quem dá mau uso ou se aproveita dessa qualidade divina com más intenções. Fator purificador e energizador, purifica através do fogo. Também portadora de grande energia a transmite a quem dela precise. Elemento fogo que absorve o ar. Assim como Yansã, ora faz par com Ogum, ora faz par com Xangô. Também inflexível é implacável contra as injustiças e negativismos humanos. Mostrando-se assim grande protetora daqueles que a merecem. É a senhora da espada flamejante e tão racional quanto Xangô.

Oferenda: Egunitá é oferendada  com velas vermelhas, douradas azuis, amarelas e brancas, licor de menta e palmas vermelhas, tudo depositado em uma pedreira ou num caminho.

Água de Egunitá para lavagem de cabeça  (amaci): Água de fonte com pétalas de rosa cor-de-rosa, alecrim e arruda maceradas e curtidas por três dias.

Saudação: Kaly Yê
Comemora-se no dia: 24 de maio.

Cor: Laranja ou cobre.
Elemento: Fogo.
Pedra: Agata de fogo ou topázio.
Minério: Magnetita.
Hora: 12 horas.
Chacra: Umbilical.

 

Oração evocatória de Egunitá

Com as graças de Olorum, o senhor do altíssimo.
Peço que minha mãe Egunitá, trono todo poderoso da Lei e da ordem, senhora do fogo divino,  vibre e irradie suas forças no meu corpo, na minha mente, na minha alma e no meu coração.
Que sempre me direcione no caminho reto da lei e da ordem divina, e me proteja e oriente para que eu sempre saiba usar da melhor maneira a sua essência divina.
Hoje me apresento como seu fiel filho e me abro para os quatro cantos sagrados, para que vós entreis com toda sua força na minha morada e que eu aprenda e sustente sua potência maior por toda a minha vida terrena.
Ofereço-me para ser um veículo de sua irradiação sempre que julgais necessário.
Peço-te que com tua força purificadora do fogo divino, purifique e direcione minha vida em todos os sentidos.
Agora te ofereço esta pedra e esta guia que para todo o sempre será tua pedra e tua guia, que ficarão junto a mim com sua toda e poderosa essência ígnea.
Agradeço minha mãe Egunitá por me acolher no seu grandioso rebanho de filhos de fé e me cobrir com seu manto laranja sagrado.
Salve grande mistério dos mistérios!
Salve teu reino do fogo!
Salve grande trono da lei!
Salve raio de luz laranja divino!
Saravá Egunitá ( Kaly Yê)

A Orixá Egunitá pode ser evocada para pedidos de proteção, limpezas energéticas ou espirituais, afastamento de obsessores, dos inimigos, purificação dos sentimentos, pessoas e lugares.
Acenda uma vela laranja ou branca, firme sua mente e coração no divino criador e faça seu pedido com força e humildade direcionado à nossa amada e guerreira mãe Egunitá.

 

Reza a Mãe Egunitá

Espada flamejante, corta a terra, corta o ar;
Traga o fogo da pedreira, ó senhora Egunitá;
Protetora justiceira, mãe guerreira, mãe divina;
Me guarda, me proteja, me ilumina.
Saravá Egunitá, Kaly yê.