Resumo dos orixás cultuados na Umbanda é só clicar sobre o nome do orixá para ver as informações

Oxala / Oyá / Oxum / Oxumaré / Oxóssi / Obá / Xangô / Egunitá / Ogum / Yansã / Obaluayê / Nanã / Yemanjá / Omulu

Nanã

A orixá Nanã rege sobre a maturidade e seu campo preferencial de atuação é o racional dos seres, que, se emocionados, sofre sua atuação, aquietando-se e chegando até a ter suas evoluções paralisadas. Ela age decantando-os de seus vícios e desequilíbrios mentais e preparando-os para uma nova vida, mais equilibrada. Ela desfaz os excessos e decanta, ou enterra, os vícios. Ela é a maleabilidade e a decantação, pois é uma orixá água-terra. É cósmica, dual e atua por atração magnética sobre os seres cuja evolução está paralisada e o emocional desequilibrado. Ela desparalisa o ser, decanta-o de todo negativismo, afixa-o no seu barro, deixando-o pronto para a atuação de Obaluayê que o colocará numa nova senda evolutiva. Ela atua sobre todos os espíritos que vão reencarnar , adormecendo a memória dos seres,para que não interfiram como o destino traçado para a encarnação. Como orixá, sua manifestação é pelos movimentos lentos cadenciados, porque traz em si uma energia e magnetismo muito forte.

 

Trono Feminino da Evolução -A orixá Nanã rege sobre a maturidade e seu campo preferencial de atuação é o racional dos seres. Atua decantando os seres emocionados e preparando-os para uma nova “ vida “, já mais equilibrada.

Nanã Buruquê - Divindade de Umbanda, é o Trono Feminino da Evolução, absorve o que impede o ser de evoluir de forma natural. Cósmica, pune quem dá mau uso ou se aproveita dessa qualidade
divina com más intenções. Fator decantador, ajuda a decantar nossos males e tudo o mais que atrasa nossa caminhada. Aparece como uma velha senhora, arquétipo da avó paciente e sábia. Ponto
de força são os lagos. Na Umbanda, é sincretizada com Santa Ana.
 
Oferenda: Nanã Buruquê é oferendada com velas brancas, velas roxas e velas rosas; champanhe rosé; calda de ameixa ou de figo; melancia, uva, figo, ameixa e melão, tudo depositado à beira de
um lago ou mangue.

Água de Nanã Buruquê para lavagem de cabeça ( amaci): Água de rio ou lago com crisântemos e e guiné macerados e curtidos por 72 horas.

Saudação: Saluba Nanã!

Comemora-se no dia: 26 de julho.

Cor: Lilás.
Elemento: Água - Terra.
Pedra: Rubelita.
Minério: Prata.
Hora: 24 horas.
Chacra: Esplênico.

 

Oração evocatória de Nanã


Com as graças de Olorum, o senhor do altíssimo.
Peço que minha mãe Nanã, trono todo poderoso da evolução, vibre e irradie suas forças no meu corpo, na minha mente, na minha alma e no meu coração.
Que sempre me direcione no caminho reto da evolução divina, e me proteja e oriente para que eu sempre saiba usar da melhor maneira a sua essência divina.
Hoje me apresento como seu fiel filho e me abro para os quatro cantos sagrados, para que vós entreis com toda sua força na minha morada e que eu aprenda e sustente sua potência maior por toda a minha vida terrena.
Ofereço-me para ser um veículo de sua irradiação sempre que julgais necessário.
Peço-te que com tua força decantadora, dilua as impurezas da minha vida em todos os sentidos.
Agora te ofereço esta pedra e esta guia que para todo o sempre será tua pedra e tua guia, que ficarão junto a mim com sua toda e poderosa essência aquática-telúrica.
Agradeço minha mãe Nanã, por me acolher no seu grandioso rebanho de filhos de fé e me cobrir com seu manto lilás sagrado.
Salve grande mistério dos mistérios!
Salve teu reino pantanoso!
Salve grande trono da evolução!
Salve raio de luz lilás divino!
Saravá Nanã!( Salúba Nanã)

Nanã pode ser evocada para solucionar problemas com espíritos  sofredores e obsessores. pedidos de união, negócios, emprego e saúde. Firme uma vela branca, roxa, ou lilás e faça uma prece direcionada  à nossa amada mãe Nanã.

 

Reza a mãe Nanã

Querida Mãe Nanã, que vossa natureza maleável e decantadora seja um remédio para as nossas vidas, absorvendo as energias negativas e transformando-as em positivas, decantando nossas mágoas, para que possamos dinamizar nossa evolução. Libere vossas radiações, Querida Mãe, para a cura das feridas de nossa alma. Cuide, mãe, de nossos familiares, amigos, nossas casas e nossos trabalhos, mantendo as vibrações virtuosas e elevadas. Saluba Nanã.