Resumo dos orixás cultuados na Umbanda é só clicar sobre o nome do orixá para ver as informações

Oxala / Oyá / Oxum / Oxumaré / Oxóssi / Obá / Xangô / Egunitá / Ogum / Yansã / Obaluayê / Nanã / Yemanjá / Omulu

Obá

 Mãe Obá é uma divindade gerada em Deus na sua qualidade concentradora, que dá consistência e firmeza a tudo o que cria. Ela é o elemento terra que dá sustentação e germina em seu ventre terroso todas as sementes do conhecimento. Ela atua como concentradora do raciocínio dos seres e atua sobre a vida de todos os que dão mau uso ao dom do raciocínio e aos conhecimentos que adquiriram. Ela é interpretada como a mestra rigorosa, inflexível e irredutível nos seus pontos de vista. Absorvedora, corretiva e não se peja se tiver de esgotar toda a capacidade de raciocínio de um ser que se emocionou  e se desequilibrou mentalmente . O ser que está sendo atuado por Obá começa a desinteressar-se  pelo assunto que tanto o atraía antes e torna-se meio apático, alguns até perdendo sua capacidade de raciocinar. Nada ou ninguém deixa de ser alcançado por suas irradiações estimuladoras.

 


Obá - Trono Feminino do Conhecimento - Obá é a orixá que aquieta e densifica o racional dos seres, já que seu campo preferencial de atuação é o esgotamento dos conhecimentos devirtuados.

Obá - Divindade de Umbanda, é o Trono Feminino do Conhe- cimento, absorve o conhecimento emdesequílibrio de forma ativa reconduzindo o ser ao equilíbrio. Cósmica, pune quem dá mau uso
ou se aproveita dessa qualidade divina com más intenções. Fator concentrador, ajuda aqueles que não têm um foco na vida tirando a dispersão ou a confusão mental. Tem como elemento a terra úmida e fértil que dá sustentação ao vegetal, chegando a formar um par terra-vegetal com Oxóssi, enquanto ele é a expansão do conheci- mento, ela é o que dá a concentração e a base. Ajuda a manter firme os objetivos, o raciocínio e a determinação. Na Umbanda tem sido vista como Santa Joana D´Arc, nos faz lembrar que Obá também é uma Divindade guerreira.

Oferenda: Obá é oferendada com coco verde, vinho licoroso tinto, água com hortelã macerada, mel ou açúcar, flores do campo, velas brancas, velas verde-escuro e velas magenta, terrosa ou marrom.

Água de Obá para lavagem de cabeça ( amaci): Água de rio com pétalas de rosa branca e folhas de alecrim maceradas e curtidas por 24 horas.

Saudação: Saravá Obá !, Akiroobá Yê!
Comemora-se no dia: 30 de maio

Cor: Magenta terroso , Verde e Marrom..
Elemento: Terra - Vegetal.
Pedra: Calcedônia, Madeira Fossilizada.
Minério: Hematita.
Hora: 09 horas.
Chacra: Frontal.

 

Oração evocatória de Obá

Com as graças de Olorum, o senhor do altíssimo.
Peço que minha mãe Obá, trono todo poderoso do conhecimento, senhora da terra e do vegetal,  vibre e irradie suas forças no meu corpo, na minha mente, na minha alma e no meu coração.
Que sempre me direcione no caminho reto do conhecimento, e me proteja e oriente para que eu sempre saiba usar da melhor maneira a sua essência divina.
Hoje me apresento como seu fiel filho e me abro para os quatro cantos sagrados, para que vós entreis com toda sua força na minha morada e que eu aprenda e sustente sua potência maior por toda a minha vida terrena.
Ofereço-me para ser um veículo de sua irradiação sempre que julgais necessário.
Peço-te que com tua força concentradora , sustente minha vida em todos os sentidos.
Agora te ofereço esta pedra e esta guia que para todo o sempre será tua pedra e tua guia, que ficarão junto a mim com sua toda e poderosa essência vegetal.
Agradeço minha mãe Obá por me acolher no seu grandioso rebanho de filhos de fé e me cobrir com seu manto magenta sagrado.
Salve grande mistério dos mistérios!
Salve teu reino vegetal!
Salve grande trono do conhecimento!
Salve raio de luz magenta divino!
Saravá Obá !(A ki ro ba yê!)

A Orixá Obá pode ser evocada para pedidos de proteção, cura mental ( desmentados) e fisicamente, ordena mentes confusas,  equilíbrio material e expansor. Firme uma vela magenta, ou uma vela verde e marrom e faça uma prece direcionada à nossa mãe Obá.

 

Reza a Mãe Obá

Dai-me o fruto da terra, dai-me o fruto da vida
Enraiza meus passos, firma meus pensamentos
Me concentra, com sua toda e poderosa força
Salve as matas, salve a terra, salve a sabedoria
Salve mãe Obá, Salve!