Resumo dos orixás cultuados na Umbanda é só clicar sobre o nome do orixá para ver as informações

Oxala / Oyá / Oxum / Oxumaré / Oxóssi / Obá / Xangô / Egunitá / Ogum / Yansã / Obaluayê / Nanã / Yemanjá / Omulu

Ogum

Pai Ogum é sinônimo de lei Maior, ordenação divina e retidão, porque é gerado na qualidade eólica, ordenadora, do Divino Criador. Como ordenação divina, age apenas como energia, tanto atrativa como repulsiva, ordenando desde a estrutura de um átomo até a estrutura do universo.
Seu campo de atuação é a linha divisória entre a razão, a emoção e a ordenação dos processos e procedimentos. É o senhor do movimento, o senhor dos caminhos e das estradas, o senhor que quebra as demandas que arrebenta as amarras e nos liberta. Ele faz nossa vida se movimentar e, como bom ordenador, coloca nossas prioridades à frente, na hora certa. Ele é a divindade que aplica a Lei Maior, é o regente das milícias celestes, guardiãs dos procedimentos dos seres em todos os sentidos. É a divindade que aplica a Lei Maior. 

 

Trono Masculino da Lei - Ogum é o orixá da Lei e seu campo de atuação é a linha divisória entre a  razão e a emoção. .


Ogum - Divindade de Umbanda, é o Trono Masculino da Lei, irradia a Lei o tempo todo de forma passiva não forçando ninguém a  vi- venciá-la, mas sustentando a todos que buscam a Lei. Fator ordenador, Ogum é a Lei de Deus em ação, na vida das pessoas, aquele que absorve a força de Ogum consegue enxergar tudo de um ponto de vista ordenador, assim é que os caminhos se abrem, pois o sujeito passa a enxergar seus pontos falhos e essa postura transmite confiança ao próximo. Elemento ar ( que controla o fogo), presente nos caminhos. Ogum é quem abre os caminhos  e vence as demandas. Vemos em seu simbo  -lismo a espada e o elemento ferro. Ogum mexe muito com o emocional, é uma natureza impulsiva.  Na Umbanda, Ogum sincretiza com São Jorge Guerreiro.

Oferenda: Ogum é oferendado com velas brancas, azuis e vermelhas; cerveja; vinho tinto licoroso; flores diversas e cravos, depositados nos campos, caminhos, encruzilhadas, etc.

Água de Ogum para lavagem de cabeça  (amaci): Água de rio com folhas de pinheiro maceradas e curtidas por sete dias.

Saudação: Ogum Yê meu pai!/ Patacori Ogun!
Comemora-se no dia: 23 de abril.

Cor: Vermelho ou Azul escuro.
Elemento: Ar.
Pedra: Quartzo Azul, sodalita,  hematita, rubi.
Minério: Ferro.
Hora: 15 horas.
Chacra: Laríngeo.

 

Oração evocatória de Ogum

Com as graças de Olorum, o senhor do altíssimo.
Peço que meu pai Ogum, trono todo poderoso da Lei e dos Caminhos, vibre e irradie suas forças no meu corpo, na minha mente, na minha alma e no meu coração.
Que sempre me direcione no caminho reto da lei divina, e me proteja e oriente para que eu sempre saiba usar da melhor maneira a sua essência divina.
Hoje me apresento como seu fiel filho e me abro para os quatro cantos sagrados, para que vós entreis com toda sua força na minha morada e que eu aprenda e sustente sua potência maior por toda a minha vida terrena.
Ofereço-me para ser um veículo de sua irradiação sempre que julgais necessário.
Peço-te que com tua força ordenada, expanda minha vida em todos os sentidos.
Agora te ofereço esta pedra e esta guia que para todo o sempre será tua pedra e tua guia, que
ficarão junto a mim com sua toda e poderosa essência eólica.
Agradeço meu pai Ogum por me acolher no seu grandioso rebanho de filhos de fé e me cobrir com seu manto vermelho sagrado.
Salve grande mistério dos mistérios!
Salve teu reino do ar!
Salve grande trono da lei!
Salve raio de luz vermelha divino!
Saravá Ogum!(Ogum yê, meu pai)


O Orixá Ogum pode ser evocado para pedidos de proteção, abrir caminhos materiais ou espirituais, surgirmento de novas oportunidades profissionais, afastamento de inimigos e perigos.
Acenda uma vela vermelha ou azul-escuro, firme sua mente e coração no divino criador e faça seu pedido com força e humildade direiconado ao nosso amado e guerreiro Pai Ogum.

 

Reza a Pai Ogum

Nesta casa de guerreiro, Ogum, vim de longe pra rezar, Ogum, rogo a Deus pelos doentes, Ogum, na fé de Oxalá, Ogum. Ó deus salve a casa santa, Ogum, os presentes e os ausentes, Ogum, salve nossa esperança, Ogum, salve velhos e crianças, Ogum.
Preto-velho ensinou, Ogum, na cartilha de Aruanda, Ogum, e Ogum não se esqueceu, Ogum, como vencer a demanda, Ogum.
A tristeza foi embora, Ogum, na espada de um guerreiro, Ogum, e a luz do romper da aurora, Ogum, vai brilhar no mundo inteiro.
Ogum, Ogum, Ogum.