Oxalá

Oxalá é o orixá mais alto da escala hierárquica e tem como exemplo o próprio Divino Mestre - Jesus. Pai Oxalá é a própria Umbanda e nos pontos riscados é representado por uma estrela de cinco pontas ou pentagrama. Ele é a luz que equilibra a todos nós e atua no ritual de Umbanda como o maior dos orixás, pois está em tudo e em todas as divindades, com sua propriedade magnatizadora e desmagnetizadora. Seu poder não tem lugar para se manifestar, pois todos os lugares são seus. Pai Oxalá é o regente de nosso planeta e comanda a linha da fé, na Umbanda, onde os sete caminhos pertencem a ele. Ele é a força que congrega as pessoas em um único ideal. As qualidades de Pai Oxalá são, todas elas, mistérios da fé. Nada ou ninguém deixa de ser alcançado por suas irradiações estimuladoras. Oxalá é Luz, vida e fé. A maior qualidade desse pai é a simplicidade e o que ele mais exige de nós é a humildade. A melhor forma de nos apresentarmos diante dele, portanto, é pelo desenvolvimento da bondade, simplicidade, pureza e humildade. Pai amoroso que fortalece nosso íntimo e nos conduz ao encontro do Divino Criador.

 

Oxalá - Trono Masculino da Fé - Oxalá é o Trono Masculino da Fé e seu campo de atuação preferencial é a religiosidade dos seres, aos quais ele envia o tempo todo suas vibrações  estimuladoras da fé individual e suas irradiações geradoras de sentimentos de religiosidade.

Oxalá- Divindade de Umbanda é o Trono Masculino da Fé, irradia a fé o tempo todo de forma passiva, não forçando ninguém a vivenciá-la, universal, sustenta a todos que têm fé. Fator  magnetizador e congregador, está na base da criação, sem Fé não existe os outros atributos dos demais
tronos e sem magnetismo nada existiria em nosso planeta. As Divindades que representam esse trono costumam estar no topo do panteão ou serem identificadas com o sol que a tudo sustém. Na Umbanda foi sincretizado com Jesus Cristo, expoente máximo da fé Católica. Elemento cristalino, representa a pureza, está em todos os lugares, religiosamente goza de posição de destaque, pois sem fé não há religião. Sua cor é o branco, que tem em si todas as cores. Tem como símbolo a pomba branca da paz e podendo também ser simbolizado com a cruz da fé ou a estrela de cinco pontas, que desperta a magia da fé no ser humano. Seu ponto de força na natureza é qualquer lugar onde se possa sentir a paz do trono da fé, dando preferência muitas vezes a mirantes, campos abertos, bosques.

Oferenda: Oxalá é oferendado com velas brancas, frutas, coco verde, mel e flores. Os locais para oferendá-lo são aqueles que mais puros se mostram, tais como: bosques, campinas, praias lim pas, jardins floridos, etc.

Água de Oxalá para lavagem de cabeça ( amaci): Água de fonte com rosas brancas e folhas de manjerona maceradas e curtidas por 24 horas.

Saudação: Epê Epê Ô Baba! , Oxalá Baba Yê!
Comemora-se no dia: 25 de dezembro.  
Cor: Branco.
Elemento: Cristal.
Pedra: Quartzo Cristalino.
Minério: Ouro.
Hora: 6 horas.
Chacra: Coronário.

 

Oração evocatória de Oxalá

Com as graças de Olorum, o senhor do altíssimo.
Peço que meu pai Oxalá, trono todo poderoso da fé, vibre e irradie suas forças no meu corpo, na minha mente, na minha alma e no meu coração.
Que sempre me direcione no caminho reto da fé, para que eu sempre saiba usar da melhor maneira a sua essência divina.
Hoje me apresento como seu fiel filho e me abro para os quatro cantos sagrados, para que vós entreis com toda sua força na minha morada e que eu aprenda e sustente sua potência maior por toda a minha vida terrena.
Ofereço-me para ser um veículo de sua irradiação sempre que julgais necessário.
Peço-te que com tua força cristalizadora, sustente minha fé em todos os sentidos.
Agora te ofereço esta pedra e esta guia que para todo o sempre será tua pedra e tua guia, que ficarão junto a mim com sua toda e poderosa essência cristalina.
Agradeço meu pai Oxalá por me acolher no seu grandioso rebanho de filhos de fé e me cobrir com seu manto branco sagrado.
Salve grande mistério dos mistérios!
Salve teu reino cristalino!
Salve grande trono da fé!
Salve raio de luz branco divino!
Saravá Oxalá!( Oxalá Baba yê!)

Oxalá pode ser evocado para estimular a fé e religiosidade nos seres e ambientes, trazer harmonia, paz interior, meditação. Firme uma vela branca direcionando o pensamento ao nosso querido pai Oxalá.

 

Reza ao Pai Oxalá

Nosso Pai Bondoso e Misericordioso... Meu Pai das Colinas, olhai por nós. Assim como criastes todos os Orixás, Deus eterno e criador do Universo Celeste. Dai-nos a vossa bênção. Ó Divino Mestre, deixai-nos apoiar em vosso cajado de esperança. Para que vosso Manto Sagrado possa proteger-nos com vossas bênçãos e benevolências. Orixá Babá...
Oxalá Babá Yê!