Resumo dos orixás cultuados na Umbanda é só clicar sobre o nome do orixá para ver as informações

Oxala / Oyá / Oxum / Oxumaré / Oxóssi / Obá / Xangô / Egunitá / Ogum / Yansã / Obaluayê / Nanã / Yemanjá / Omulu

Oxum

 

Oxum é, em si, o amor, a união, a aglutinação,  que está em tudo o que existe. Para ela atuar em nossa vida, não depende de nós, mas tão-somente que nos tornemos agregadores de coisas boas, sejam energias, sentimentos e pensamentos elevados Ela está presente na união de idéias, pessoas, energias. Sem sua força mineral que cria um elo energético de atração nos diversos níveis de existência, nada existiria, já que tudo ficaria solto no tempo, sem se aglutinar e nada formar. O amor é o elo humano que nos liga às coisas, quando não se tem amor não se tem nada nem ninguém pois deixamos de atrair e começamos a repulsar e afastar tudo aquilo que nos rodeia. Porém quando esse amor se torna paixão e começamos a agir por um impulso de desejo Oxum se afasta de nós e cessa sua emanação energética e nos deixa nas mãos de Oxumaré que começa a diluir tudo o que atraimos até nos reequilibrar-mos e voltarmos a passar a atrair e aglutinar tudo de novo, mas de forma mais pura e verdadeira. Logo onde existe amor e união Nossa Amada Mãe Oxum está presente.

 

Oxum - Trono Feminino do Amor - Trono  irradiador do Amor Divino e da Concepção da Vida em todos os sentidos. Ela estimula a união matrimonial, e favorece a conquista da riqueza espiritual e a abundância material.


Oxum - Divindade de Umbanda, é o Trono Feminino do Amor, irradia o amor o tempo todo de forma passiva não forçando ninguém a vivenciá-lo, mas sustentando a todos que têm amor. Fator agregador e conceptivo, traz a energia e o magnetismo, de Amor, que agrega e une desde os átomos e planetas até as pessoas. Também atua nas concepções através dessas uniões que se estabelecem a partir de suas qualidades. Elemento mineral, rios e cachoeiras são seu ponto de força. Pode ser simbolizada ainda por um coração, a ela são feitos os pedidos para o amor em todos os sentidos. Também considerada Senhora do ouro, lembra que o verdadeiro ouro da espiritualidade é o Amor e que com ele se atrai toda a prosperidade, tanto na matéria como em espírito, esta é a chave da interpretação para essa sua relação com o ouro material. Na Umbanda, sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, Santa virginal e imaculada que representa o Amor no seu sentido mais puro, ou Nossa Senhora Aparecida.  

Oferenda: Oxum é oferendada com velas brancas, azuis e amarelas; flores, frutos e essência de rosas; champagne e licor de cereja, tudo depositado ao pé da cachoeira.
Água de Oxum para lavagem de cabeça (amaci): Água de cachoeira com rosas brancas maceradas e curtidas por três dias.

Saudação: Ai Yê Yê Mamãe Oxum  

Comemora-se no dia: 12 de outubro  
Cor: Amarelo, rosa, azul ou dourado.            Elemento: Mineral.
Pedra: Quartzo Rosa ou Ametista.               Minério: Cobre.
Hora: 18 horas.                                           Chacra: Cardíaco.

 

 

Oração evocatória de Oxum

Com as graças de Olorum, o senhor do altíssimo.
Peço que minha mãe Oxum, trono todo poderoso do amor, vibre e irradie suas forças no meu corpo, na minha mente, na minha alma e no meu coração.
Que sempre me direcione no caminho reto do amor e da agregação divina, e me proteja e oriente para que eu sempre saiba usar da melhor maneira a sua essência divina.
Hoje me apresento como seu fiel filho e me abro para os quatro cantos sagrados, para que vós entreis com toda sua força na minha morada e que eu aprenda e sustente sua potência maior por toda a minha vida terrena.
Ofereço-me para ser um veículo de sua irradiação sempre que julgais necessário.
Peço-te que com tua força agregadora e conceptiva, imante e harmonize minha vida em todos os sentidos.
Agora te ofereço esta pedra e esta guia que para todo o sempre será tua pedra e tua guia, que ficarão junto a mim com sua toda e poderosa essência mineral.
Agradeço minha mãe Oxum por me acolher no seu grandioso rebanho de filhos de fé e me cobrir com seu manto dourado sagrado.
Salve grande mistério dos mistérios!
Salve teu reino mineral!
Salve grande trono do amor!
Salve raio de luz azul divino!
Saravá Oxum !(Ai Yê Yê mamãe Oxum!)

A Orixá Oxum pode ser evocada para pdedidos de energização, união, atração, limpeza emocional e energética, maternidade e pedidos de amor em geral. Acenda uma vela rosa, azul escuro, amarelo ouro ou uma vela branca, firme sua mente e coração no divino criador e faça seu pedido à nossa amada Mamãe Oxum.

 

Reza a Mãe Oxum

Oh Mãe Oxum! Senhora dos rios e cascatas. Orixá das águas claras que lavam os males do mundo.
Deusa do Amor! Que o canto de suas águas embale meus sentimentos alimentando meu coração com as vibrações de paz e perdão. Senhora do ouro, clareia meus caminhos.Ai Yê Yê mamãe Oxum!