Resumo dos orixás cultuados na Umbanda é só clicar sobre o nome do orixá para ver as informações

Oxala / Oyá / Oxum / Oxumaré / Oxóssi / Obá / Xangô / Egunitá / Ogum / Yansã / Obaluayê / Nanã / Yemanjá / Omulu

Oxumaré

Pai Oxumaré é um orixá temporal, cósmico, ativo e sua atuação é alternada, pois dilui todas as agregações que perderam suas condições ideais ou estabilidade natural e seu fator renovador renova um meio ambiente, uma agregação, uma energia, um elemento e até os sentimentos íntimos dos seres. Oxumaré renova o Amor e a sexualidade na vida dos seres, os conceitos, teorias e fundamentos, os juízos, as ordenações, as doutrinas religiosas e até o reencarne.  Oxumaré é o diluidor dos acúmulos de energias minerais, tanto na natureza quanto nos seres, tornando-as sutis e conduzindo-as para o alto ou para o mental. Os seres com desequilíbrios perdem toda a capacidade mental e se guiam por suas necessidades emocionais ou instintivas. Sua atuação é lenta e sutil e ocorre pelo emocional, ao qual ele envia estímulos cristalinos que vão diluindo as pesadas energias minerais.
Renovação, eis a palavra-chave que bem define o Divino Oxumaré, trazendo desapego, alegria e soltura, mas com consciência.

 

Oxumaré - Trono Masculino do Amor- Oxumaré é o orixá que rege sobre a sexualidade e seu campo preferencial de atuação é o da renovação dos seres, em todos os aspectos.

Oxumaré - Divindade da Umbanda, é o Trono Masculino do Amor, absorve o amor em desequilíbrio  de forma ativa reconduzindo o ser ao caminho do equilíbrio. Cósmico, pune quem dá mau uso ou se aproveita dessa qualidade divina com más intenções. Fator renovador, atua “reciclando”, renovando, a vida do ser. Divindade da alegria, nos ajuda também a sermos mais crianças, puros. Elemento cristalino-mineral muito presente nas  cachoeiras. Sua cor é o colorido do arco-íris. Faz par com Oxum, nesta linha do amor, onde numa cachoeira quando vemos suas águas caírem em queda, na luz do Sol, Oxumaré se faz presente no arco-íris que se forma do vapor d´água, subindo até a cabeceira da cachoeira. Na Umbanda, é sincretizado com São Bartolomeu, que aparece enrolado em uma cobra até a cintura, um dos símbolos de Oxumaré.

Oferenda: Oxumaré é oferendado com uma vela branca, uma vela azul, uma vela verde, uma vela dourada, uma vela vermelha, uma vela roxa, uma vela rosa, uma vela marrom terroso, dispostas em círculo ao redor da vela branca; um melão aberto; champagne rosé; flores multicoloridas.

Água de Oxumaré para lavagem de cabeça ( amaci): Água de cachoeira com folhas de louro e pétalas de flores variadas curtidas por três dias.

Saudação: Arô Bobo
Comemora-se no dia: 24 de agosto
Cor: Todas as cores do arco-íris , azul-celeste ou branco.
Elemento: Cristal-mineral.
Pedra: Fluorita.
Minério: Antimônio.
Hora: 18 horas.

 

Oração evocatória de Oxumaré

Com as graças de Olorum, o senhor do altíssimo.
Peço que meu pai Oxumaré trono todo poderoso do amor, vibre e irradie suas forças no meu corpo, na minha mente, na minha alma e no meu coração.
Que sempre me direcione no caminho reto do amor divino, e me proteja e oriente para que eu sempre saiba usar da melhor maneira a sua essência divina.
Hoje me apresento como seu fiel filho e me abro para os quatro cantos sagrados, para que vós entreis com toda sua força na minha morada e que eu aprenda e sustente sua potência maior por toda a minha vida terrena.
Ofereço-me para ser um veículo de sua irradiação sempre que julgais necessário.
Peço-te que com tua força renovadora, renove minha vida em todos os sentidos.
Agora te ofereço esta pedra e esta guia que para todo o sempre será tua pedra e tua guia, que ficarão junto a mim com sua toda e poderosa essência mineral.
Agradeço meu pai Oxumaré por me acolher no seu grandioso rebanho de filhos de fé e me cobrir com seu manto azul-celeste sagrado.
Salve grande mistério dos mistérios!
Salve teu reino mineral!
Salve grande trono do amor!
Salve raio de luz azul-celeste divino!
Saravá Oxumaré !(Aro Bobo!)

Oxumaré pode ser evocado para diluir aspectos negativos, renovar aspectos positivos, força conceptiva, prosperidade material, alegria. Firme uma vela branca ou azul-celeste, e faça uma prece direcionada ao nosso amado Pai Oxumaré

 

 

Reza ao Pai Oxumaré

Amado pai Oxumaré, que minha vida seja um arco-íris de cores, com leveza e alegria,
Sempre renove minhas forças e energias, para que eu sempre caminhe no caminho reto do bem e da verdade.
Selve meu pai Oxumaré.
Senhor do arco-íris .
Arô bobô.