Resumo dos orixás cultuados na Umbanda é só clicar sobre o nome do orixá para ver as informações

Oxala / Oyá / Oxum / Oxumaré / Oxóssi / Obá / Xangô / Egunitá / Ogum / Yansã / Obaluayê / Nanã / Yemanjá / Omulu

Yansã

Mãe Iansã é extremamente ativa, é movimentadora e aplicadora da Lei nos campos da Justiça. Assim que o ser é purificado de seus vícios, Iansã entra em sua vida redirecionando-o e conduzindo-o a um outro campo, no qual retomará sua evolução. É a senhora dos ventos e das tempestades, é o temporal que desaba e a ventania que faz tudo balançar. Ela é o próprio sentido de direção da lei; é um mistério que só entra na vida de um ser, caso a direção que este esteja dando à sua evolução e a sua religiosidade não siga a linha reta traçada pela Lei Maior. Ela é o ar que areja nosso emocional e nos proporciona um novo sentido da vida e uma nova direção ou meio de vida, renovando a fé na mente e no coração dos seres. A essa Mãe Divina podemos pedir nosso encaminhamento correto no encontro de novos empreendimentos, conhecimentos, religiões, processos, novas condições de vida nos vários campos. Que nossa amada Mãe Iansã sempre nos proporcione a correta adaptação ao meio em que vivemos.

 

Trono Feminino da Lei - Iansã é a aplicadora da Lei na vida dos seres emocionados pelos seus vícios. Seu campo preferencial de atuação é o emocional dos seres: ela os esgota e os redireciona, abrindo-lhes novos campos por onde evoluirão de forma menos“emocional”.

Iansã - Divindade de Umbanda, é o Trono Feminino da Justiça, absorve o desequilíbrio na justiça de forma ativa, reconduzindo o ser ao equilíbrio; cósmica, pune quem dá mau uso ou se aproveita
dessa qualidade divina com más intenções. Fator direcionador, ajuda a encaminhar as pessoas, mostrando-lhes o caminho certo a seguir. A mais guerreira de todos os orixás Femininos, atuando
no sentido da justiça junto de Xangô, e na Lei com Ogum. Seu elemento é o ar que movimenta e sustenta o fogo, uma vez que Iansã é movimento o tempo todo. Na Umbanda é sincretizada com
Santa Bárbara, santa dos raios e trovões que aparece empunhando uma espada.

Oferenda: Iansã é oferendada com velas brancas, amarelas e vermelhas; champanhe branca, licor de menta, de anis ou de cereja; rosas e palmas amarelas, tudo depositado no campo aberto, pedreira, cachoeira, etc.

Água de Iansã para lavagem de cabeça ( amaci): Água de cachoeira, rio, fonte ou chuva com rosas brancas, guiné e alecrim maceradas e curtidas por sete dias.

Saudação: Eparrei Iansã! Comemora-se no dia: 04 de dezembro.
Cor: Amarelo.
Elemento: Ar.
Pedra: Citrino, .
Minério: Níquel.
Hora: 15 horas.
Chacra: Laríngeo.

 

Oração evocatória de Yansã
    
Com as graças de Olorum, o senhor do altíssimo.
Peço que minha mãe Yansã, trono todo poderoso da lei, vibre e irradie suas forças no meu corpo, na minha mente, na minha alma e no meu coração.
Que sempre me direcione no caminho reto da lei divina, e me proteja e oriente para que eu sempre saiba usar da melhor maneira a sua essência divina.
Hoje me apresento como seu fiel filho e me abro para os quatro cantos sagrados, para que vós entreis com toda sua força na minha morada e que eu aprenda e sustente sua potência maior por toda a minha vida terrena.
Ofereço-me para ser um veículo de sua irradiação sempre que julgais necessário.
Peço-te que com tua força direcionadora, equilibre e direcione minha vida em todos os sentidos.
Agora te ofereço esta pedra e esta guia que para todo o sempre será tua pedra e tua guia, que ficarão junto a mim com sua toda e poderosa essência eólica.
Agradeço minha mãe Yansã por me acolher no seu grandioso rebanho de filhos de fé e me cobrir com seu manto amarelo sagrado.
Salve grande mistério dos mistérios!
Salve teu reino eólico!
Salve grande trono da lei!
Salve raio de luz amarelo divino!
Saravá Yansã !(Eparrei Yansã!)

Yansã pode ser evocada para abrir caminho, materiais, espirituais, novas oportunidades profissionais. Direciona a vida das pessoas.  Firme uma vela branca, amarela ou vermelha e faça uma prece direcionada  à nossa amada mãe Yansã.

 

Reza a mãe Yansã

Salve o vento de Yansã! Mãe sagrada, mãe divina!
Me fortaleça, me ampare, me direcione no caminho do bem e da verdade!
Afaste de mim, toda a anegatividade, os vicios, a maldade, os inimigos e as doenças.
Salve tua espada, salve tua ventania. Salve Yansã!
Eparrei Yansã!!!