Resumo dos orixás cultuados na Umbanda é só clicar sobre o nome do orixá para ver as informações

Oxala / Oyá / Oxum / Oxumaré / Oxóssi / Obá / Xangô / Egunitá / Ogum / Yansã / Obaluayê / Nanã / Yemanjá / Omulu

Yemanjá

Yemanjá, nossa Mãe, Rainha do mar, senhora da coroa estrelada, é a orixá maior, doadora da vida e dona do ponto de força da natureza, o mar, santuário aberto, onde tudo é levado para ser purificado e depois devolvido. Ela foi gerada na qualidade criativa e geradora do criador Olorum e é a criatividade e a geração em si mesma. Rege sobre a geração e simboliza a maternidade, o amparo materno. Iemanjá é a água que nos dá a vida, como uma força divina. O planeta Terra é, na verdade, o planeta água porque se constitui de três quartos de água. Nosso corpo é constituído por água em sua maior parte. Somos regidos pelas águas. Quando não há água, não há vida, e sem vida nada existe.O Mar é um dos maiores santuários dentre os de todos os orixás. As pessoas que vivem onde há muita água são mais emotivas, tornando-as mais saudáveis, menos suscetíveis a doenças do que quem vive distante da água. A energia salina das sete águas de Yemanjá cura enfermidades do espírito, queima larvas astrais e irradia energias purificadoras para o nosso organismo.

 

Trono Feminino da Geração - Yemanjá é o Trono Feminino da Geração e seu campo preferencial de atuação  é no amparo à maternidade.

Yemanjá - Divindade de Umbanda, é o Trono Feminino da Geração, irradia geração o tempo todo de forma passiva não forçando ninguém a gerar ou criar, mas sustentando a todos que buscam “dar vida” e criar. Fator gerador ou “criacionista”. Elemento água, presente no Mar. É a senhora da geração e da criatividade. Podemos dizer que uma de suas qualidades mais marcantes é a de mãe. Quase não há sincretismo já que existe sua imagem como orixá.  
 
Oferenda: Yemanjá é oferendada com velas brancas, velas azuis e rosas; champagne; calda de ameixa ou pêssego; manjar, arroz-doce e melão; rosas e palmas brancas, tudo depositado à beira-mar.

Água de Yemanjá para lavagem de cabeça ( amaci): Água de fonte com pétalas de rosas brancas e erva cidreira maceradas e curtidas por sete dias.

Saudação: Adocy Yá! , Adocy Yabá Odo Yá!

Comemora-se no dia: 08 de dezembro.

Cor: Azul-claro.
Elemento: Água.
Pedra: Água-marinha, diamante, zircão.
Minério: Platina.
Hora: 21 horas.
Chacra: Básico.

 

Oração evocatória de Yemanjá

Com as graças de Olorum, o senhor do altíssimo.
Peço que minha mãe Yemanjá, trono todo poderoso da geração, vibre e irradie suas forças no meu corpo, na minha mente, na minha alma e no meu coração.
Que sempre me direcione no caminho reto da criação divina, e me proteja e oriente para que eu sempre saiba usar da melhor maneira a sua essência divina.
Hoje me apresento como seu fiel filho e me abro para os quatro cantos sagrados, para que vós entreis com toda sua força na minha morada e que eu aprenda e sustente sua potência maior por toda a minha vida terrena.
Ofereço-me para ser um veículo de sua irradiação sempre que julgais necessário.
Peço-te que com tua força criadora, gere na minha vida em todos os sentidos.
Agora te ofereço esta pedra e esta guia que para todo o sempre será tua pedra e tua guia, que ficarão junto a mim com sua toda e poderosa essência aquática.
Agradeço minha mãe Yemanjá por me acolher no seu grandioso rebanho de filhos de fé e me cobrir com seu manto azul-claro sagrado.
Salve grande mistério dos mistérios!
Salve teu reino aquático!
Salve grande trono da geração!
Salve raio de luz azul-claro divino!
Saravá Yemanjá !(Adocyá!)

A Orixá Yemanjá pode ser evocada para pedidos de cura de queda de energia, harmonia familiar, harmonia matrimonial, criatividade, gestação . Acenda uma vela azul claro ou uma vela branca firme sua mente e coração no divino criador e faça seu pedido à nossa amada Mãe Yemanjá.

 

Reza a Mãe Yemanjá

Poderosa força das águas. Inaê, Janaína, Sereia do Mar. Saravá minha Mãe Iemanjá! Leva para as profundezas do teu mar sagrado. Odoiá... Todas as minhas desventuras e infortúnios. Traz do teu mar todas as forças espirituais para alento de nossas necessidades. Paz, esperança, adocyá... Saravá, minha Mãe Iemanjá!