Resumo dos orixás cultuados na Umbanda é só clicar sobre o nome do orixá para ver as informações

Oxala / Oyá / Oxum / Oxumaré / Oxóssi / Obá / Xangô / Egunitá / Ogum / Yansã / Obaluayê / Nanã / Yemanjá / Omulu

Oxóssi


Oxóssi é uma divindade assentada na Coroa Divina, é uma individualização do Trono das Sete Encruzilhadas e em sua irradiação cria os dois pólos magnéticos da linha do Conhecimento. O Orixá Oxóssi rege o pólo positivo e a Orixá Obá rege o pólo negativo. Oxóssi forma com Obá a terceira linha de Umbanda Sagrada, que rege sobre o Conhecimento.Oxóssi irradia o conhecimento e Obá o concentra.Oxóssi estimula e Obá anula. Oxóssi vibra conhecimento e Obá absorve as irradiações desorde- nadas dos seres regidos pelos mistérios do Conhecimento. Oxóssi é vegetal e Obá é telúrica.Oxóssi é de magnetismo irradiante e Obá é de magnetismo absorvente.Oxóssi está nos vegetais e Obá está em sua raiz, como a terra fértil onde eles crescem e se multiplicam. Oxóssi é o raciocínio arguto e Obá é o racional concentrador.Oxóssi é a busca, é a procura, é a curiosidade, é o movimento contínuo na evolução dos seres na apresentação de novos conhecimentos, de novos horizontes, etc.  Simbolicamente representamos Oxóssi com sete setas, que são as sete buscas contínuas do ser. Oxóssi expande, irradia e impele os seres.

 

Oxóssi - Trono Masculino do Conhecimento -  Oxóssi é o caçador por excelência, mas sua busca visa o conhecimento. Logo, é o cientista e o doutrinador, que traz o alimento da fé e o saber aos espíritos fragilizados tanto nos aspectos da fé quanto do saber religioso.

Oxóssi - Divindade da Umbanda, irradia o conhecimento o tempo todo de forma passiva não forçando ninguém a vivencia-lo, mas sustentando todos que buscam o conhecimento. Fator expansor que ajuda a expandir em todos os sentidos. Divindade masculina vegetal, é o grande caçador, aquele que vai buscar e trás o conhecimento, o grade comunicadora divindade da expansão. Mais do que um ponto de força, as matas são seu lar. Muitos são seus símbolos como o próprio vegetal e o arco e flecha. É evocado para a utilização do elemento vegetal e para a utilização do conhecimento bem como a comunicação. Na Umbanda, é sincretizado com São Sebastião. É também cultuado como orixá da cura por ter o conhecimento profundo das matas e dos remédios naturais, além de ser conhecedor de todos os segredos da criação.

Oferenda: Oxóssi é oferendado com velas brancas, verdes e rosa; cerveja, vinho doce e licor de caju; flores do campo e frutas variadas, tudo depositado em bosques e matas.

Água de Oxóssi para lavagem de cabeça ( amaci): Água da fonte com guiné macerada e curtida por três dias.

Saudação: Okê Arô, Oxóssi Yê
Comemora-se no dia: 20 de janeiro
Cor: Verde.
Elemento: Vegetal.
Pedra: Esmeralda, quartzo verde.
Minério: Manganês.
Hora: 9 horas.
Chacra: Frontal.

 

Oração evocatória de Oxóssi

Com as graças de Olorum, o senhor do altíssimo.
Peço que meu pai Oxossi, trono todo poderoso do conhecimento, vibre e irradie suas forças no meu corpo, na minha mente, na minha alma e no meu coração.
Que sempre me direcione no caminho reto do conhecimento e da sabedoria, para que eu sempre saiba usar da melhor maneira a sua essência divina.
Hoje me apresento como seu fiel filho e me abro para os quatro cantos sagrados, para que vós entreis com toda sua força na minha morada e que eu aprenda e sustente sua potência maior por toda a minha vida terrena.
Ofereço-me para ser um veículo de sua irradiação sempre que julgais necessário.
Peço-te que com tua força expansora, expanda minha vida em todos os sentidos.
Agora te ofereço esta pedra e esta guia que para todo o sempre será tua pedra e tua guia, que ficarão junto a mim com sua toda e poderosa essência vegetal.
Agradeço meu pai Oxossi por me acolher no seu grandioso rebanho de filhos de fé e me cobrir com seu manto verde sagrado.
Salve grande mistério dos mistérios!
Salve teu reino vegetal!
Salve grande trono do conhecimento!
Salve raio de luz verde divino!
Saravá Oxossi!(Oxossi yê)

Oxóssi pode ser evocado para estimular a aprendizagem, o raciocínio, o conhecimento, direcionar evoluções, ascensões e sentimentos. Firme uma vela branca ou verde e faça uma prece direcionada ao nosso amado Pai Oxóssi.

 

Reza ao Pai Oxóssi

Querido pai Oxóssi, vós que sois o grande caçador do conhecimento, vós que sois o grande guardião dos segredos da mata, vós que sustenta a grande força dos grandes caboclos, me ilumine ó pai, me abençoe ó pai, me cure ó pai, faça de minha vida uma grande busca de melhoras e bençãos.
Salve tua força ó grande trono de Deus.
Saravá Oxóssi. Oxóssi yê!